terça-feira, 31 de maio de 2011

INSTRUCIONAISMO X CONSTRUCIONISMO

os programas instrucionistas enfatizam o "ensino" e não provocam conflitos cognitivos,
já os programas voltados para uma abordagem construcionista centra-se no pensamento e na criação, no desafio, no conflito e na descoberta.
Papert coloca algumas distinções entre instrucionismo e construcionismo aí está uma delas.
- Para o intrucionismo a melhor aprendizagem decorre do "aperfeiçoamento do ensino" enquanto o construcionismo não nega o valor da instrução mas coloca a atitude construcionista como um paradoxo que tem a meta de "produzir a maior aprendizagem a partir do mínimo ensino". Isso não significa que o aprendizado ocorra espontaneamente, mas sim que os professores precisam fomentar em sua prática os processos de aprendizagem ditos naturais, que ocorrem independentemente dos métodos educativos tradicionais.


Instrucionismo?
No paradigma instrucionista, o uso do computador na educação consistiria simplesmente na informatização dos meios tradicionais de instrução. "No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento". Aí está a grande "sacada" do uso do computador. Uma reviravolta que muda o foco de ensino do instrucionismo para o construcionismo, muitas vezes sem que haja uma declaração teórico-pedagógica e explícita.

Construcionismo?

O termo "construcionismo" decorre da necessidade de se caracterizar a interação aluno-objeto, mediada por uma linguagem de programação, como o Logo.

O profissional que conhece o Logo atua como mediador dessa interação. A criança interage com o objeto que usa métodos para facilitar a aprendizagem e, principalmente a descoberta do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário